Apenas um grande player no mundo dos livros oferece síntese de voz em seus leitores: a Amazon.

Mas o lançamento da função “Text-to-speech” pela Amazon não agradou as editoras de audiobook nos Estados Unidos que viam o text-to- speech como uma concorrência direta ao audiobook, especialmente porque a Amazon não compensava os autores. Assim, os e-readers Kindle, não é possível ouvir integralmente um livro digital com síntese de voz, exceto com o consentimento dos editores.

Até agora, os sintetizadores de voz eram muito criticados por sua velocidade ou robotização, mas a melhoria contínua dessas sínteses hoje oferece um resultado no mínimo satisfatório. Em 2013, a biblioteca de mídia Valentin Haüy ofereceu a seus membros livros de conversão de texto em fala.

Foi então realizada uma pesquisa entre os primeiros 500 leitores desses livros, com um resultado extremamente positivo: 70% declararam que não hesitariam em voltar a emprestar livros de conversão de texto em fala e apenas 4% rejeitaram a ideia de audiobook livros gravados em síntese de voz.

No entanto, a leitura não é ideal. O principal problema dos sintetizadores de voz hoje é que nem todos assimilaram – Para fazer o teste, vá em Configurações / Geral / Acessibilidade / Fala a seleção. Em seguida, selecione o texto que deseja ouvir no seu I-Phone e pressione “Falar”. biblia em audio book